A Associação de Guarda-Vidas – AGV, foi fundada em 1959 pelos guarda-vidas do Serviço de Salvamento, da Secretaria de Segurança Pública. Nasceu de reuniões informais onde os Guarda-Vidas discutiam sobre assuntos relacionados aos salvamentos efetuados. Nessas reuniões verificaram que cada salvamento tinha sua peculiaridade. Em razão disso sentiram a necessidade de tornar essas reuniões menos esporádicas e mais específicas, discutindo os aspectos técnicos de cada salvamento e em cada local. Evidentemente cada guarda-vidas desenvolvia sua técnica por trabalhar ininterruptamente em determinada praia e posto e seria muito produtivo partilhar estes conhecimentos e técnicas.
Técnicas próprias sim, porque cada local tem suas características específicas, tais como, formação de correntes, valas e outras influências e, principalmente, o tipo e características dos frequentadores de cada praia, que se relacionam diretamente com os afogamentos.
Dessas reuniões, com a preocupação principal em reduzir os índices de mortes por afogamentos, surgiu a necessidade de tornar uníssona a voz dos Guarda-Vidas, únicos verdadeiros técnicos em salvamento aquático.
Unidos pelo amor a profissão e personalidade altruísta, lutando contra uma série de dificuldades, criaram a Associação de Guarda-Vidas, na certeza que essa Voz seria ouvida de forma harmônica, aliada pela técnica e organização, pelas autoridades, com a finalidade de melhorar as condições de trabalho e adequação de equipamentos com isso, reduzindo os índices de mortes por afogamento, principal objetivo dos guarda-vidas.
Houve uma evolução significativa do Salvamar desde a criação da associação dos guarda-vidas, que muito contribuíram com sugestões e críticas para a melhoria de técnicas e equipamentos para salvamento e prevenção a vida dos frequentadores das praias e outros ambientes aquáticos.
Assim nasceu a associação de guarda-vidas que hoje, ampliando sua visão, tem como objetivo principal promover a educação e a cultura da segurança aquática em todos os seus aspectos, em ambientes aquáticos de quaisquer natureza.
Difundir os Princípios Fundamentais da segurança aquática, enfatizando a prevenção como fator preponderante no combate a acidentes em ambientes aquáticos de quaisquer natureza.
Isso significa dizer que a Associação Guarda Vidas tem como preocupação principal a vida em ambientes aquáticos de quaisquer natureza.
Fiscalizar ambientes aquáticos de quaisquer natureza onde exista a prática da natação e/ou esportes aquáticos de quaisquer natureza, pesquisando, levantando e analisando riscos relativos a segurança aquática e ambientais, propondo medidas para a melhoria.
A associação tem como programa principal “todos os frequentadores de ambientes aquáticos de quaisquer natureza, quer por esporte ou diversão, devem saber nadar e todos os nadadores devem saber prevenir e/ou salvar.
A associação quer trabalhar em torno dessa premissa, difundindo a prevenção como fator principal da redução de mortes por afogamento, através de reuniões, palestras em escolas, aulas em praias, piscinas e em outros locais onde haja prática da natação.
O lema
A qualquer hora – Com qualquer tempo – Em qualquer mar